quinta-feira, 2 de abril de 2015

Dia 13

Quero aproveitar que hoje é dia primeiro de Abril, mais conhecido como dia da mentira, para lembrar que nos negócios, assim como na vida, o sucesso sólido e longevo depende, e muito,  da sua sinceridade e veracidade.

O ano de 2014 foi um ano de muitas mudanças na minha vida. Foi o ano em que me casei (pela segunda vez, porém pela primeira oficialmente); o ano em que comecei mais seriamente do que as várias tentativas anteriores dois negócios próprios, com a minha esposa; e também o ano em que deixei de vez o mercado tradicional de trabalho (leia-se carteira de trabalho, INSS, pseudo estabilidade e direitos trabalhistas).

Eu e minha esposa estamos vivendo os desafios destas decisões, que são muitos, mas um em especial está chamando muito a nossa atenção (e que já comentei aqui anteriormente): Parece que as pessoas não querem trabalhar. Encontram a primeira desculpa que parece adequada para se manterem em suas confortáveis zonas de conforto, mesmo sabendo matematicamente onde podem chegar, quanto podem ganhar, e o que devem fazer para isso. Não, não estou sendo muito exigente. Só peço um pouco de dedicação, foco, determinação. Mas parece que estas palavras estão meio em desuso, sem valor, ou com os significados deturpados. Ninguém quer sair de sua zona de conforto. Mesmo que esse conforto seja literalmente uma zona.

Todos comentam da crise, da situação política, econômica, social. Mas muito poucos se propõem a fazer acontecer uma mudança a partir de si mesmos.

Hoje ouvi de um amigo que um ser humano doente é reflexo de uma sociedade doente. Uma família que tem um filho adicto, por exemplo, está doente, assim como ele. Igualmente doente está o bairro, a cidade, o estado, o país, o mundo.
Ouvi de outro amigo que corruptos somos nós. Todos nós, incluindo eu e você. Pois não importa se você o faz com 10 centavos ou 10 milhões, se é com dinheiro ou com o espaço para estacionar em frente ao escritório, e sim a intenção, a vibração do que você faz.

Por isso volto à ideia com que iniciei este texto:  Sinceridade e verdade estão intimamente ligadas ao sucesso. Portanto, se quer ter sucesso externamente, seja uma pessoa de sucesso também internamente. Seja sincero e verdadeiro com você mesmo. Sempre.

Boa noite, e até amanhã!

Nenhum comentário: