quarta-feira, 1 de abril de 2015

Dia 12

Engraçado, conforme os dias vão passando, eu não consigo mais nem pensar em ir dormir sem escrever aqui. Penso que assim também é com qualquer coisa que se queira. Estou passando por isso na prática também nos negócios, quando se faz, e faz, e faz e faz mais, as coisas começam a se encaixar, e vão ficando mais fáceis. Mas tem que ser com alegria, com vontade, por inteiro.

Estamos falando muito da finanças, de ganhar dinheiro, de gastos... e me peguei refletindo:"O que é o básico que todo mundo tem que saber, pra começar a lidar com o dinheiro, de forma mais consciente?"
A resposta veio na lembrança das aulas de contabilidade: A definição de Ativo e Passivo. Lembrei imediatamente de duas coisas: 
  1. O livro "Pai rico, pai pobre". Num dos capítulos, Robert conta como ficou surpreso quando aprendeu de seu pai rico que a única coisa que ele precisava saber era a diferença entre ativos e passivos, e então comprar e administrar os ativos.
  2. O artigo de meu amigo Matheus Amaral no site Estilo é ser livre. Neste artigo é bem clara a diferença entre um e outro, inclusive com um exemplo de uma forma equivocada de pensar. Mas te adianto uma coisa: "Os ricos compram ativos." "As classes média e pobre, compram passivos, mas eles pensam que são ativos." Para fica bem claro:
    Ativos = Dinheiro que entra no seu bolso.
    Passivos = Dinheiro que sai do seu bolso.

Nenhum comentário: