quarta-feira, 25 de março de 2015

Dia 05

Recebi de um amigo hoje o fragmento de texto que transcreverei abaixo, mas antes gostaria de fazer alguns comentários.

Quando alguém deseja aprender a fazer alguma coisa, mesmo sendo um autodidata, essa pessoa procura aprender tudo sobre esta determinada coisa, o funcionamento, os detalhes, a história, e então como esta coisa já é feita, para que possa reproduzi-la, e se possível melhora-la.
Exemplo: O sujeito quer aprender a construir bicicletas. Então ele estuda as bicicletas em geral, talvez especificamente aquele tipo ou modelo que ele quer produzir, suas peças, a função de cada uma. Então pode estudar a história da bicicleta, as evoluções ao longo do tempo, as tendências. E estuda o processo de fabricação daquela bicicleta que ele quer produzir, visita uma fábrica, conversa com engenheiros, ciclistas, bicicleteiros... procura analisar cuidadosamente todos os aspectos para que a chance de falhar na construção de sua própria bicicleta seja a menor possível, e procura identificar possibilidades de melhora. Então vai partir para o trabalho! Não é bem diferente de ver uma bicicleta na televisão, ou na rua, sem nunca ter tido uma e já sair construindo a sua?
E o que te faz pensar que para ser bem sucedido financeiramente você não poderia percorrer um caminho mais ou menos parecido e aumentar muito as chances de ser bem sucedido?
  1. "Uma pessoa "normal" está preocupada em proteger seu ego. Ao lidar com um problema que não entende por inteiro, finge entendê-lo sem tentar descobrir o que as outras pessoas estão pensando. Uma pessoa com mente multimilionária não se cansa de fazer perguntas. Ele não tem ego nenhum quando se trata de aprender. Ele sabe que conhecimento é poder.
  2. Uma pessoa "normal" possui mentalidade de consumidor. Ele olha o produto novo e pensa em como gostaria de ter um daqueles. Já a pessoa com mentalidade multimilionária possui uma visão empreendedora. Ele observa o item e pensa:"Como posso produzir isso ou algo parecido em minha própria indústria?"
  3. Uma pessoa "normal" é focada em desejos. Ela sonha em ganhar muito dinheiro. A pessoa com mente multimilionária se apoia na realidade. Ela está sempre analisando seu próprio sucesso e o sucesso dos outros e pensando como pode aprender com isso
  4. Uma pessoa "normal", quando confrontada com uma ideia desafiadora, pensa em todas as razões para isso não funcionar. Uma pessoa com mente multimilionária vê o potencial da ideia e ignora os problemas até que tenha uma visão clara de como ter sucesso.
  5. Uma pessoa "normal" resiste às mudanças. Já quem tem a mente multimilionária as adota.
  6. Uma pessoa "normal" aceita seu status quo. Uma pessoa com mente multimilionária está sempre querendo transformar as coisas – mesmo boas – em ainda melhores.
  7. Uma pessoa "normal" reage. Uma pessoa com mente multimilionária é proativa.
  8. Uma pessoa "normal" olha para o dono de uma empresa e pensa: "Esse rapaz tem sorte" ou "Esse cara é um vigarista. Uma pessoa com mente multimilionária pensa:"Qual é o segredo dele?", "Como posso fazer isso também?"
Mark Morgan Ford

Nenhum comentário: