segunda-feira, 23 de março de 2015

Dia 04

Afinal o que é a riqueza?
Seria no mínimo precipitado dizer que a riqueza é a posse de muito dinheiro. Para uns a riqueza pode ser sim ter muito dinheiro, para outros, ter poder, saúde, influência, notoriedade,  paz, conhecimento espiritual...
Mas há a necessidade de um conceito para que tenhamos a certeza de estarmos nos referindo a riqueza como algo comum a todos, e a melhor definição que vi até hoje vem de Mark Morgan Ford: "A riqueza é o armazenamento de algo valioso." Independente do que você ou eu possamos considerar valioso, a ideia central aqui é o armazenamento. Pois de nada vale ter dinheiro para viajar, comprar bens ou distribuir como bem quiser hoje, e amanhã não ter nem para comer. Ou estar rodeado de amigos hoje, se amanhã muda algo em sua vida e os amigos se vão.
O que eu quero dizer na verdade é que a riqueza muitas vezes não está relacionada a dinheiro. Claro que o meu objetivo hoje estudando tudo isso e trabalhando em pelo menos 4 projetos diferentes ao mesmo tempo é ter liberdade financeira, mas a minha razão para isso não é o acúmulo de dinheiro em si, e sim coisas, situações e momentos que isso pode me proporcionar, como poder me preocupar com coisas mais interessantes além de pagar as contas do mês, ter os meus filhos numa escola que eu acredito ser adequanda, ficar mais tempo com a minha esposa, comprar minha casa, trocar de carro, e etc.
Mas o êxito nessa tarefa pode ser algo bastante perigoso, se a ganância surgir e não for contida. e o mais importante é que se saiba sempre que há coisas muito mais importantes do que o dinheiro.

Nenhum comentário: