segunda-feira, 23 de março de 2015

Dia 03

Pois como eu contava ontem, existem 4 fatores principais que impedem o sucesso:

  1. Falta de interesse
  2. Falta de foco
  3. Falta de paciência
  4. Medo
Falta de interesse - Não quer dizer que o sujeito não tenha nenhum interesse em ter sucesso financeiro, ele apenas tem mais interesse em outras coisas, como o seu hobby, o seu carro, as suas aulas de violão, ou a sua faculdade.

Falta de foco - O sujeito abre um bar, mas não tem certeza se aquilo vai funcionar, então desiste e faz um curso de fotografia, mas também não sabe se o mercado está bom para isso, então vai prestar concursos, mas a concorrência está muito grande, então ele faz um curso profissionalizante de corte e costura, mas alguém falou que a procura por profissionais de TI está grande...

Falta de paciência - Muitas pessoas conseguem ter um certo êxito na sua bosca pelo sucesso, mas desistem pois estava "demorando demais", e aqui me vem a cabeça a imagem do caçador de diamantes, que passa muito tempo cavando, e desiste quando faltam apenas alguns centímetros para encontrar uma jóia enorme!

Medo - Ah, o medo! Este sim é uma faca de dois gumes! Ele é aquele remédio, que dependendo da dosagem se transforma em veneno letal. Todos os homens que atingiram o sucesso com certeza enfrentaram o medo do fracasso. E tem o medo do julgamento dos outros, o medo de si mesmo, o medo do desconhecido, e também o medo do sucesso, pasmem!
Mas falando especificamente do medo do fracasso, na verdade o medo do fracasso é uma atitude inclusive sábia ao se iniciar um negócio, por exemplo, pois mais de 80% dos novos negócios fracassam. Deste ponto de vista o medo é muito útil para que sejam tomadas as decisões acertadas, considerando-se o maior número de adversidades possível. Mas a boa notícia é que se estudarmos e entendermos as principais características  dos negócios de sucesso, a chance de fracasso diminui muito, e este medo pode ser mais facilmente superado.

Fiquei refletindo sobre essa questão do medo, e qual a forma de lidar com isso. Para mim me parece que a única forma de não se ter mais medo do fracasso é tendo sucesso. Ok, isso é óbvio, você pode me dizer. Certo, digamos então que eu quero ter sucesso sendo um chef de cozinha. Qual a maior chance de eu ter sucesso: Abrindo um grande e vistoso restaurante e sendo o chef da cozinha deste restaurante ou cozinhando para minha família no almoço de domingo? 
Que tal começar com o sucesso em pequenos desafios? Eu sinceramente acredito que isso pode diminuir o medo do fracasso em grande projetos.

Eu vou ter uma semana de sucesso, tá comigo?

Nenhum comentário: