sábado, 31 de março de 2012

O que é Responsabilidade Social - 2

Depois de uma postagem minha no Facebook sobre a disciplina "Educação Moral e Cívica" nas escolas, houve uma pequena discussão com alguns amigos. Discussão essa que foi muito interessante do meu ponto de vista, já que quero, e acho muito importante, saber a opinião de outros sobre estas questões (Responsabilidade Social e Educação Moral e Cívica) que para mim tem tudo a ver um com o outro.

Depois de protestos de alguns, fui ver os links que me recomendaram, e não foi nenhuma novidade para mim o conteúdo dos mesmos. Os links são os seguintes:

Digo que não foi nenhuma novidade porque o que dizem, por exemplo é o seguinte (trechos):

"O Instituto Ethos propõe-se a disseminar a prática da responsabilidade social empresarial..."
"SA8000 é uma norma internacional de avaliação da responsabilidade social que existe para empresas fornecedoras e vendedoras..."


A Responsabilidade Social é sempre algo do mundo empresarial, corporativo, dever para com a sociedade, etc.

Para mim o conceito está errado. Incompleto, melhor dizendo.

Como eu disse na primeira postagem sobre o tema, eu acho que Responsabilidade Social deveria ser uma coisa ensinada na escola, mais ou menos  como era a disciplina Educação Moral e Cívica. Responsabilidade e Civilidade tem tudo a ver, se completam. Social e Moral idem. O Social depende da Moral individual. Por isso deve se começar pelo indivíduo, cidadão, fazendo o ser consciente de sua condição, responsabilidade, civilidade, direitos e deveres morais, de acordo com essa condição. E acho que isso deveria, sim, ser ensinado na escola. Claro que as disciplinas correlatas ajudariam.

Mas espera. Para tudo! Cara, TODAS as disciplinas são correlatas! A educação não pode ser vista e tratada como uma massa de coisas que não se relacionam umas com as outras. Isso é uma estrutura falha, fraca.  Essa massa tem que ser uniforme, tem que ter liga. Se uma coisa está ligada a outra, a estrutura fica forte, sólida. E isso propicia a formação de seres humanos muito mais completos, individual e socialmente. E a Responsabilidade Social será uma consequência intrínseca.

Para mim, o negócio está errado do princípio.
Responsabilidade Social nas empresas.  Ótimo. Uma empresa é formada por cidadãos, indivíduos. Se estes indivíduos não estiverem intimamente conscientes do seu papel e compromisso, com seus direitos e deveres, na sociedade, esse conjunto de regras, ações e padrões que definem a dita "Responsabilidade Social" será uma farsa.

Por isso a chave de tudo está na educação. Como já dizia aquele velho ditado:
"É de pequenino que se torce o pepino"

A ser continuado.

Conteúdo relacionado: O que é Responsabilidade Social

Nenhum comentário: