quinta-feira, 5 de maio de 2011

Grande Ilizarov!

Fixador de Ilizarov. Popularmente conhecido como "gaiola", é o que eu tenho agora na perna, entre o joelho e o tornozelo. GAVRIL ABRAMOVITCH ILIZAROV. Graças a invenção desse médico russo eu não tive a minha perna amputada!

O Dr. Ilizarov construiu, depois de muitos anos de pesquisa, um Método Biológico de Osteoplastia e Regeneração Óssea. Este método consiste num fixador circular que utiliza parafusos de aço de pequenos diámetros (para evitar lesões ósseas extensas) que transfixam o osso em cruz no seu centro axial em um plano perpendicular ao eixo das extremidades ósseas, e os fixam a anéis externos por meio de parafusos especialmente desenhados os quais são por sua vez conectados a hastes rosqueadas. A fim de aumentar a estabilidade produzida pelos parafusos finos, ele os tensiona, conferindo maior estabilidade à montagem.
Os principios biológicos da doutrina de Ilizarov fazem parte de conhecimentos antigos da natureza, mas de descoberta tão recente. O uso e adequação dos processos reparadores são a essência terapêutica da patologia do aparelho locomotor; esta é a proposta terapêutica de Ilizarov. O autor desenvolveu o modo de se obter uma neoformação óssea (formação de novo seguimento ósseo) num foco de fratura, com uma distração epifisiária (esticamento da cartilágem), ou numa corticotomia (separação córtex ósseo, deixando o suprimento sangüíneo intramedular intacto), quando são submetidos a uma distensão mecânica (esticamento) dosada.
Ilizarov aperfeiçoou seu método e curou milhares de pacientes. Seu reconhecimento oficial veio, no entanto, apenas muitos anos depois, em 1978, quando tratou o ginasta e medalhista olímpico Valeri Brumel, acidentado com grave fratura óssea na perna que, após o tratamento com o métido Ilizarov, voltou competir conseguindo assim conquistar a medalha de ouro nas olimpíadas de Moscou.
Em 1989, um grandioso evento trouxe ao Brasil o Professor Ilizarov para ministrar o I Curso Internacional do Método.
Hoje, a metodologia é amplamente reconhecida, respeitada e divulgada em vários países das Américas, Europa e Ásia. Seus principios são cada vez mais difundidos ajudando seus praticantes a curar e a melhorar as condições de vida de milhares de pacientes por todo o mundo. - Obrigado Dr. Ilizarov! (crédito: Alenquer- http://ometodoilizarov.wordpress.com/ )


No meu caso eu preciso recuperar aprox 10cm de osso, na tíbia e fíbula, e ainda não sei quanto tempo isso vai demorar. O que eu sei é que vou precisar de muita fisioterapia, paciência e fé!

Um comentário:

Fernanda disse...

É isso ai Jiddu!!!!!
De crédito ao médico pelo que ele fez por você até agora, mas a partir de agora muita força para ganhar o seu mérito, que é se recuperar 100%!!!!
Bjssss Bananinha!!!!!